quinta-feira, 10 de maio de 2012

Palavras...


Porque as palavras estão tão desacreditadas? 'As ações são muito mais sinceras do que as palavras', 'Uma imagem vale mais do que mil palavras', e por aí vai.
Vivemos em mundo que se acostumou a subestimar as palavras. Grande erro, elas são poderosas.
Nossa geração as trata mal, as mutila, em prol da comunicação rápida, moderna e, principalmente vazia. Para essa gente com tanta pressa a palavra perdeu o valor, perdeu o sentimento.
À poucas gerações passadas se dizia com orgulho:
- Eu lhe dou a minha palavra! - e ai de quem a menosprezasse.
Mas hoje em dia a conversa é outra, a gente dá nosso dinheiro, nosso CPF, nossa assinatura reconhecida em cartório, e tudo o mais que nos pedirem, até a palavra. Mas essa última a gente dá com indiferença, e quem recebe com mais descrença ainda. Afinal quem nesse país a cumpre?!
Todos falam muito, prometem demais, eu te amo saem sonoros de nossas bocas e com uma facilidade absurda, mas sempre subestimamos o poder transformador de cada palavra dita, pro bem ou pro mal.
Se me fosse dado o direito de aconselhar toda essa geração e as que estão por vir eu diria: cuidem bem das palavras, aprendam a usá-las, a tratá-las bem. Elas podem, e devem ser tão sinceras quanto qualquer atitude, valer tanto quanto, ou mais, que qualquer imagem.
Valorizem-nas mais, vocês não vão se arrepender.
Eu lhes dou a minha palavra!